SAP NOW 2021: é hora de habilitar uma estratégia ESG

Na sua 26ª edição, o SAP NOW 2021, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro, tem a missão de unir a cadeia de valor da SAP. “A sustentabilidade permeia tudo que fazemos”, afirma a CEO da SAP Brasil, Adriana Aroulho.

Empresas inteligentes e sustentabilidade: esses dois temas, que estão no centro das estratégias da SAP, vão nortear a 26ª edição do SAP NOW 2021, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro, de forma 100% online. O SAP NOW é um marco no calendário anual da SAP e funciona como uma grande plataforma de negócios e tecnologias, reunindo todo o ecossistema da SAP.

Em linha com a visão da SAP de unir empresas inteligentes e sustentáveis com rede de negócios, o SAP NOW aprofunda a discussão e o conhecimento acerca da oferta RISE with SAP, de transformação de negócios como serviço. “O que é uma empresa inteligente? Para SAP, é digital, ética, diversa, inovadora e que cresce com sustentabilidade”, destacou Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, durante coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (13/09). Lançado em janeiro deste ano, o RISE with SAP prega a transformação de negócio como serviço. A nova oferta na nuvem tem seu “coração” no S/4HANA, que está no centro e é envolvido em uma série de camadas de serviços.

“Temos parcerias com todos os grandes provedores de datacenter. Simplificamos a oferta e entregamos como serviço. É uma oferta que vale para novos clientes, como a Petlove, como para clientes que estão migrando para o RISE, como é o caso do Carrefour”, disse Aroulho. Questionada com relação ao número de clientes da oferta, a presidente disse que teve os primeiros casos no primeiro trimestre e, no segundo trimestre, houve um crescimento de dois dígitos.

O SAP NOW também debate o papel das empresas em contribuir com a sustentabilidade. “Queremos habilitar agenda ESG para os nossos clientes através das nossas soluções”, disse Aroulho. A SAP também está lançando localmente, no Brasil, seu primeiro relatório de sustentabilidade, que faz um compilado de uma série de iniciativas da companhia. “A sustentabilidade permeia tudo que fazemos. Queremos ser exemplo e ajudar os nossos clientes a também viverem estes valores”, completou a presidente da SAP Brasil.

Um case é o da Suzano, que conta com um sistema de controle de emissões em plataforma SAP, o que a ajuda a automatizar a coleta de dados para a elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa. O sistema, explicou Adriana Aroulho, é o motor de controle de dados da estratégia de mudanças climáticas e contempla indicadores previamente mapeados e associados às metas de longo prazo da empresa.

Aroulho apontou ainda o que será destaque na edição deste ano do evento e falou sobre o lançamento do SAP Business Network, uma rede que irá conectar 5,5 milhões de empresas em todo o mundo por meio de um portfólio de aplicações para promover a sustentabilidade. Trata-se da junção das redes SAP Ariba Network, SAP Logistics Business Network e SAP Asset Intelligence Network.

Ainda devido ao distanciamento social, a edição deste ano do SAP NOW será a segunda realizada de forma online. Na coletiva, Fernando Migrone, vice-presidente de marketing da SAP, explicou que, diferentemente do ano passado, em 2021, o evento foi totalmente pensado para ser digital. Em 2020, o planejamento era para o evento ser presencial, mas os planos tiveram de ser alterados por causa da Covid-19.

Share: