Com SAP SuccessFactors Employee Central, Bayern de Munique coloca o RH na rota digital

O Bayern de Munique abandonou planilhas e processos manuais e passou a empregar uma plataforma totalmente integrada para a gestão de pessoas.

O clube de futebol mais vitorioso da Alemanha está usando a solução SAP SuccessFactors Employee Central e com a implantação conseguiu padronizar e otimizar os principais processos de recursos humanos (RH), além de aprimorar a experiência dos mais de mil funcionários.

“A solução SAP SuccessFactors Employee Central permite que a equipe de RH do Bayern faça o que faz melhor e concentrar-se em ações de recursos humanos estratégicas e de valor agregado em vez de processos transacionais”, afirmou Jan-Christian Dreesen, vice-presidente executivo do FC Bayern.

“Antes de implementar a solução, trabalhávamos com processos legados e demorados. A integração nos permitiu não apenas digitalizar nossos processos, mas também inová-los e redesenhá-los. Ao criar um ambiente mais eficiente, nossa equipe de RH pode priorizar a entrega da melhor experiência possível para o funcionário”, completou.

Ao adotar o serviço SAP Model Company para acelerar a implementação da solução, o Bayern também se beneficiou de processos e práticas recomendadas, pré-configuradas e prontas para uso. Com isso, o clube passou a ter processos de RH digitais e consistentes e conseguiu unificar no futuro dados de recrutamento, integração de funcionários e gestão de desempenho. Além disso, relatórios podem ser gerados de forma fácil e eficiente para otimizar o planejamento e a análise de pessoal.

Parte do SAP SuccessFactors Human Experience Management Suite, o SAP SuccessFactors Employee Central é um sistema de informações de Recursos Humanos na nuvem que pode ser usado para administrar equipes de profissionais globais com todas as funções fundamentais de RH.

O SAP SuccessFactors Employee Central inclui opções de autoatendimento que ajudam a elevar o engajamento dos funcionários do clube. O aplicativo SAP SuccessFactors Mobile oferece a todos eles — incluindo jogadores, treinadores, gerentes e funcionários administrativo — uma experiência móvel moderna e intuitiva.

É possível acessar dados pessoais e atualizar perfis, bem como inserir, aprovar e registrar ausências e férias, por exemplo, tarefas que anteriormente exigiam que os funcionários procurassem o departamento de RH para aprovação.

“Desde 2014, a SAP tem sido a parceira Platinium do Bayern, trabalhando para oferecer soluções inovadoras que ajudam o clube a atingir seus objetivos esportivos e de negócios”, afirmou Thomas Saueressig, membro do conselho executivo da SAP para a área de engenharia de produtos.

“O SAP SuccessFactors Employee Central está estendendo essa parceria para o universo da gestão de experiências humanas, permitindo que o clube acelere ainda mais seu crescimento e permaneça sempre competitivo, tanto dentro quanto fora de campo”, adiciona o executivo.

Para o vice-presidente de SuccessFactors da SAP Brasil, Marcus Almeida, o case com o Bayern de Munique comprova que gerir o ser humano, que tanto se dedica para o sucesso das empresas, é algo impactante e importante para qualquer segmento de mercado.

“Cuidar das pessoas vai muito além de digitalizar processos e torna-los acessíveis por celular, é a oportunidade de repensa-los colocando as pessoas no foco principal. As soluções SAP SuccessFactors apoiam as empresas nesse desafio, permitindo que todos tenham um dia a dia produtivo, moderno e com uma ótima experiência no desempenho de suas atividades”, finaliza.