Supergasbrás automatiza emissão de notas com aplicação em SAP Cloud Platform

Solução está integrada ao SAP ECC 6.0 em uso na companhia e é hoje responsável pela emissão das notas de vendas veiculares.

A Supergasbrás é uma empresa brasileira que atua no ramo de exploração e distribuição de gás liquefeito de petróleo, também conhecido como Gás LP ou gás de cozinha. Durante o SAP NOW Brasil 2020, contou como otimizou processos logísticos e de distribuição a partir do desenvolvimento de um aplicativo rodando na SAP Cloud Platform.

Com operações em praticamente todo o território brasileiro, a companhia mantém diferentes meios de distribuição para levar seus produtos a todos os clientes. “Trabalhamos com uma rede de revendas para auxiliar nessa distribuição, mas 70% das emissões de notas ainda acontecem através de venda veicular”, revelou Tadeu Bacellar, head de TI da Supergasbrás.

Esse modelo de negócios impôs à área de Tecnologia da Informação o desafio de entregar uma solução de logística capaz de reduzir os riscos relacionados ao processo de vendas. Bacellar explicou que os vendedores em campo não contavam com informação atualizada e lidavam com inconsistências na replicação das regras para a emissão de notas. Além disso, as informações de vendas só podiam ser atualizadas quando o caminhão retornava para a base da empresa, atrasando decisões estratégicas, tanto logísticas quanto de negócios. 

Diante desse cenário, a área de TI precisava entregar uma solução logística capaz de reduzir os riscos relacionados ao processo. “A Supergasbrás é usuária do sistema de gestão corporativa SAP ECC 6.0 e precisava encontrar um meio de integrar uma nova aplicação sem a necessidade de substituir ou mexer no ERP”, acrescentou o head de TI.

A SAP Cloud Platform foi a plataforma escolhida pela empresa. Sobre ela – e baseado no sistema operacional Android –, a Supergasbrás desenvolveu o aplicativo Faton (Faturamento Online), que funciona a partir de qualquer dispositivo móvel com conexão à internet. Bacellar explicou que o aplicativo é integrado ao SAP ECC e atualiza dados de vendas em tempo real, permitindo que os vendedores em campo tenham acesso a atualizações de preço, de estoque, variações de taxas de impostos, entre outras. “Tudo isso ajuda a reduzir riscos para o negócio, garante eficiência e agilidade às transações logísticas, mitiga erros operacionais e reduz custos e riscos de fraudes”, enumerou o executivo, acrescentando que esses benefícios permitem à companhia ser mais competitiva.

Outro ganho mencionado por Bacellar é a capacidade que a área ganhou para focar em inovação. Segundo ele, o tempo que antes era gasto para corrigir processos manuais hoje é dedicado a, por exemplo, analisar dados gerados pelo aplicativo para tirar novos insights de negócio.

Agora a Supergasbrás planeja habilitar o Faton para funcionar também offline para que os veículos em regiões remotas e sem acesso a redes móveis de internet consigam acessar as informações do sistema.