Marilan avança transformação digital com uso do SAP Analytics Cloud e do SAP Concour

Segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil, a companhia adotou o SAP S/4HANA em 2017 e, agora, busca cloud, inteligência artificial, RPA e implementa o SAP Concour para digitalizar todo o processo de custos e despesas com viagens.

Para avançar com a transformação digital- iniciada em 2016 com a migração para o SAP S/4HANA – a Marilan, segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil e com atuação em 50 países, aposta no uso do SAP Analytics Cloud para tirar a melhor performance da computação em nuvem, da inteligência artificial e dos algoritmos na sua gestão, revela o CIO da empresa, Geraldo Pereira Junior, que conduziu todo o processo de implantação do S/4HANA.

Pereira Junior lembra que a mudança foi significativa na gestão da Marilan. “Eliminamos todas as interfaces do sistema para usar BI e BO da SAP. Saneamos 75300 dados para fazer a melhor migração possível. Tudo isso feito por uma equipe de 125 pessoas. Apenas nos testes foram 11.304 passos, com 529 reuniões. Os treinamentos contabilizaram quase cinco mil horas. E, hoje, digo: passada a jornada, entendemos que quanto mais treinar é melhor numa jornada de transformação”, conta o CIO da Marilan.

O processo de migração para o S/4HANA foi concluído em oito meses e permitiu à Marilan redesenhar e integrar mais de mil processos de negócios ao novo ERP, com recursos simplificados, maior eficiência operacional e controle gerencial, a partir de informações confiáveis e disponíveis em tempo real para tomada de decisões.

A simplificação do ambiente tecnológico, proporcionada pela integração dos processos, conta ainda o CIO da Marilan, reduziu em torno de 20% os custos com manutenção do parque de tecnologia. Mas mais do que reduzir custos, o principal benefício do S/4HANA foi o de fazer, de fato, a integração entre os diferentes departamentos da empresa.

A nova etapa digital da Marilan passa pela automatização dos seus processos. Na área financeira, conta Pereira Junior, está sendo adotado o RPA para reduzir a complexidade e acelerar a gestão. A companhia elegeu ainda o SAP Concour para digitalizar todo o processo de custos de despesas de viagens. “A transformação digital exige constante evolução e a busca da simplicidade na gestão. Estamos fazendo isso na Marilan”, conclui o CIO.