Cloud e novos projetos de implementação do SAP S/4HANA impulsionaram a operação da SAP Brasil

Destaque para os projetos de migração para o novo ERP digital da SAP e da tendência de adoção de múltiplas soluções pelos clientes. A SAP fechou 2019 com 14.500 clientes em território nacional.

A SAP Brasil registrou mais um ano com forte crescimento na receita de soluções em nuvem e na venda de licenças, impulsionado pela diversificação do portfólio e com mais clientes adotando tecnologias para diversas áreas da empresa, como é o caso de Customer Experience (SAP CX), que reúne sistemas de relacionamento com clientes, e-commerce e marketing cloud, e os sistemas de gestão do capital humano, como o SAP SuccessFactors, ambas as linhas com sólido aumento de dois dígitos.

Outro destaque do ano foi o crescimento no número de empresas que iniciaram a implementação do SAP S/4HANA, a versão digital e mais avançada do sistema de gestão da SAP e carro-chefe da empresa. Esse é o caso recente das empresas BRK Ambiental, Via Varejo, MRS Logística, Prevent Senior e CTG Brasil, cujos projetos foram fechados no último trimestre.

“Tivemos um dos melhores anos da década para a SAP, com muitas empresas retomando seus investimentos em tecnologia para dar sustentação à estratégia de crescimento de longo prazo. Esse cenário se reflete na adoção do SAP S/4HANA e também do SAP HANA Enterprise Cloud, sistema que ajuda as companhias a preparem as operações para adoção de tecnologias em nuvem, e que para nós serve também como um indicador de que as organizações, após concluírem a digitalização dos processos – da área de compras ao RH – seguirão investindo em tecnologias emergentes para darem o salto necessário à transformação e inovação do negócio em um futuro próximo”, explica Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil.

Outro fator, que a executiva relaciona ao aquecimento da economia, é a distribuição dos projetos em diversas indústrias, com destaque para o segmento financeiro, com dois dígitos, que segue optando por investir em soluções licenciadas. Varejo também se destacou, com crescimento de dois dígitos em soluções cloud, espalhadas em diversas linhas de produtos. A SAP fechou o ano com 14.500 clientes em território nacional.