PUC-SP se integra ao time de universidades parceiras no fomento à economia da experiência

Universidade paulista vai ajudar a semear a inovação disruptiva com startups e a desenvolver habilidade para o futuro digital.

A PUC-SP, universidade paulista que já integrava o programa SAP Next-Gen desde dezembro de 2018, ampliou a parceria com a empresa e passa a ser reconhecida como SAP Next-Gen Chapter, integrando o seleto grupo de universidades autorizadas a compartilhar as melhores práticas para conectar diversos agentes (parceiros, líderes, pesquisadores acadêmicos, estudantes, startups, aceleradores e parceiros) direcionados a reimaginarem o futuro dos setores com o SAP Leonardo. A ideia também é semear a inovação disruptiva com startups e desenvolver habilidades para o futuro digital. A categoria Chapter foi anunciada globalmente em 2018 e a PUC-SP é a segunda parceira no Brasil (a outra é a Unisinos-RS) e sexta na América Latina.

Os Chapters do SAP Next-Gen são universidades que aceleram as escolas membros da SAP University Alliances na educação dos alunos como líderes da próxima geração e dentro da economia da experiência, impulsionando mudanças sociais, alavancando as mais recentes tecnologias SAP. “Os disruptores digitais de hoje estão influenciando a mentalidade de líderes acadêmicos e pesquisadores, estudantes e startups, e vinculando inovação a um objetivo mais alto, em apoio as 17 metas globais da ONU”, afirma Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil. “As empresas poderão aproveitar esse conjunto de talentos com educação digital e foco em propósitos para reimaginar o futuro das indústrias e acelerar a maneira como elas se transformam digitalmente em empresas inteligentes e bem administradas”, completa a executiva.

A PUC-SP está entre o primeiro grupo de universidades da SAP na América Latina e colaborará com o local do University Competence Center para a América Latina na California State University Chico – para apoiar outras escolas afiliadas à SAP University Alliances no Brasil e na América Latina com qualificação superior, faculdade para educar alunos com habilidades no núcleo digital com SAP S/4HANA e conhecimento sobre inovação digital com as ofertas SAP Leonardo, como análise, Machine Learning e tecnologia blockchain.

“A PUC-SP já possui cooperação acadêmica com a SAP e a nova parceria cria oportunidades de treinamento, estágio e até produção de conhecimento, principalmente na área de tecnologia, para nossos alunos e professores. A participação nas atividades da rede SAP permitirá que nossos alunos acessem essas plataformas e também contribuam para o desenvolvimento desses sistemas. A parceria trará benefícios para muitos cursos em praticamente todas as nossas áreas e será muito importante para nós ”, disse Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery, diretora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Hub de inovação

Os parceiros SAP Next-Gen Chapter na América Latina podem sediar treinamentos regionais para professores, desenvolver novo currículo acadêmico sobre as ofertas SAP Leonardo e se apresentar como uma vitrine de liderança enquanto pensadores de negócios digitais. Também compartilham as melhores práticas para vincular projetos de estudantes que usam as tecnologias SAP associadas à “inovação com propósito” ou promover empreendedores sociais estudantis usando as tecnologias SAP. Todos eles se dedicam a permitir que a academia seja um hub da indústria para recrutar graduados qualificados nesses desenvolvimentos e para coletar informações sobre a aceleração da inovação digital vinculada a impacto social.

Os tópicos futuros do SAP Next-Gen Chapter incluem execução do Code with Purpose by SAP Next-Gen hackathons para promover um movimento global de estudantes desenvolvendo soluções disruptivas para os desafios sociais; educar os alunos sobre metodologias de inovação, incluindo pensamento de ficção científica e pensamento de propósito; e permitir que a academia realize eventos sobre igualdade de gênero para fazer com que a inovação e a tecnologia se integrem melhor para mulheres e meninas.