Projetos de sustentabilidade da SAP transformam vidas na floresta, na metrópole ou em cidades pequenas

Os pilares da estratégia de atuação da SAP na área de responsabilidade social corporativa são o apoio à educação, apoio ao empreendedorismo e apoio à inserção de jovens no mundo digital.

A SAP tem como propósito ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Para dar vida a essa proposta, a companhia conta com a área de responsabilidade social corporativa – CSR, na sigla em inglês – que define como pilares de sua estratégia o apoio à educação, apoio ao empreendedorismo e apoio à inserção de jovens no mundo digital. “No Brasil, seguimos esses pilares procurando sempre criar e apoiar projetos que atendam comunidades em vulnerabilidade social e econômica. Por isso, temos projetos em escolas e em diferentes regiões do País”, contou Luciana Coen, líder de CSR na SAP Brasil.

Alguns desses projetos – e seus resultados práticos – foram apresentados durante o SAP NOW 2019. Um deles foi a Associação Crescer Sempre, escola particular de Ensinos Infantil e Médio criada para atender crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

A Escola de Educação Infantil da Associação foi fundada em 1998, inicialmente com capacidade para atender 150 crianças em idade pré-escolar. Atualmente, atende 300 alunos na faixa etária de 4 a 6 anos. Para dar continuidade ao seu projeto educacional, a Associação Crescer Sempre, em 2008, constituiu a primeira turma de alunos do Ensino Médio. Hoje, são 140 alunos distribuídos nos três anos do curso.

A proposta pedagógica do Ensino Médio está fundamentada em projetos voltados à tecnologia, ao estudo do meio, às ciências e ao empreendedorismo. E aqui entra o apoio da SAP. A companhia oferece suporte e financiamento aos cursos de programação e matemática. “Os resultados obtidos pela associação, em boa parte graças a parcerias como a que mantemos com a SAP, são muito positivos”, afirmou Felipe Dias de Menezes, coordenador do Ensino Médio da Associação Crescer Sempre.

A instituição oferece aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio um curso de matemática voltado especificamente para o Enem. Como resultado, a escola, que há três anos figurava entre as 1.000 melhores de São Paulo na avaliação, hoje está entre as 100 – ocupa a 85ª posição.

Instalado no município de Santa Luzia, no Sergipe, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) é outro parceiro da SAP na frente de CSR. A organização recebe suporte da companhia para desenvolver projetos baseados em tecnologias sociais nas áreas de saúde, educação e economia criativa. O IPTI, a exemplo da Crescer Sempre, também aposta no ensino diferenciado de matemática para formar cidadãos também diferenciados e empreendedores. “Criamos uma metodologia apoiada por uma web série no Youtube para ensinar matemática a crianças sem criar traumas. Com capacidade de raciocínio lógico, as crianças conseguirão colocar em prática ações eficientes na idade adulta”, afirmou Saulo Barreto, fundador do IPTI.

Segundo ele, se uma comunidade não forma pessoas com visão empreendedora, perpetua a prática e o estímulo à migração dos jovens para centros onde haja emprego. “Ao invés disso, apostamos na formação de jovens capazes de mudar a mentalidade e as oportunidades de suas regiões.” Barreto contou que o principal impacto da atuação do IPTI em Santa Luzia é intangível, mas real. Já há na cidade três empresas de base criativa criadas por jovens. “Eles inspiram outras crianças, que inspiram os pais a estimulá-los a ficar na cidade. É uma mudança de mentalidade necessária.”

André Ballesteros, representante da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), contou como a instituição impacta quase 600 comunidades ribeirinhas na região. A FAS trabalha em projetos desde a primeira infância até capacitação e geração de renda. Para isso, conta com o suporte da SAP não apenas no financiamento de iniciativas, mas também na oferta de software para a gestão das empresas criadas nas florestas.

Hoje, a região conta com uma incubadora de startups que abriga cinco novas empresas. “O software da SAP também nos ajuda a analisar dados e garantir apoio específico ao empreendedorismo social”, disse Ballesteros.

Visita guiada ao SAP NOW 2019

Todos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Crescer Sempre receberam inscrições, transporte e alimentação gratuitos para conhecer o evento e participar do Congresso. Além disso, um grupo de voluntários da SAP fez uma visita guiada com eles para mostrar as possibilidades da tecnologia no mundo de hoje e os showcases disponíveis no evento.

Além dos projetos apresentados durante o SAP NOW, a SAP também apoia outras iniciativas de educação, como a do Instituto Ayrton Senna, que atua no Brasil todo. “É uma alegria imensa ver os resultados que esses projetos vêm gerando”, finalizou Luciana Coen.

Share: