Liv Up: BusinessOne garante segurança operacional para conquistar mercados e investimentos

Solução foi adotada para estruturar e integrar os processos operacionais da empresa, internalizando os sistemas financeiro e fiscal, antes terceirizados.

Startup idealizada sob a proposta de comercializar comida saudável, a Liv Up foi criada em 2016. À época, ocupava uma pequena cozinha, com características quase domésticas. Um ano depois, a empresa já contava com um local de 1.000 metros quadrados. Hoje, ocupa um espaço de 15.000 metros quadrados, em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo.

O quadro de colaboradores, originalmente composto pelos três sócios-fundadores, hoje tem 300 funcionários. E o faturamento chega a R$ 5 milhões/mês. Para completar os números em expansão, o projeto iniciado com 3 CNPJs engloba atualmente 17 e deve chegar a 20 até o fim do de 2020.

Chegar a essa posição, no entanto, não foi simples. Segundo Sérgio Florêncio, controller da Liv Up, para crescer com segurança e solidez, a startup precisou estruturar e integrar seus processos operacionais. Mais do que isso, a empresa teve de internalizar os processos financeiro e fiscal, inicialmente terceirizados.

Para isso, a Liv Up implementou no início de 2019 o SAP BusinessOne, sistema de gestão corporativa da SAP para empresas de pequeno e médio portes. “Escolhemos o BusinessOne por ser uma ferramenta completa e inteligente para empresas em crescimento”, afirmou Florêncio. “É uma solução com base sustentável, capaz de integrar desde os módulos de produção e estoque até aqueles financeiros e fiscais”, completou.

Com o suporte do integrador Seidor, a Liv Up conseguiu implementar a solução em apenas seis meses. “Optamos por adotar o BusinessOne sem nenhuma customização”, contou.

Florêncio assegurou que o uso de SAP foi fundamental para garantir à operação novas rodadas de investimentos. “O fato de ter um sistema ERP robusto integrado foi crucial e parte da negociação de contratos com investidores”, revelou.

A partir de uma gestão melhor obtida com o SAP BusinessOne, a Liv Up conseguiu seguir a sua rota de crescimento, levando para o Nordeste as operações até então restritas à região Sudeste. “Nossa meta é estar nas dez principais regiões metropolitanas do País”, disse Florêncio, acrescentando que os planos de expansão incluem a entrada em outros mercados da América Latina. “A Liv Up também estuda ingressar em marketplaces como iFood e Rappi, e o uso da plataforma é essencial para que possamos controlar essas operações.”

Florêncio disse que o fechamento contábil, antes realizado semestralmente, com base em fluxo de caixa, hoje é concluído até o dia 5 de cada mês. Toda essa gestão automatizada e integrada permite aos profissionais da Liv Up dedicar esforços ao negócio central da empresa. “O BusinessOne garante segurança para que as áreas desenvolvam produtos personalizados, analisem opiniões e feedbacks dos clientes.”

Share: