Com a SAP, NBA aprimora jogos e aumenta engajamento com fãs

Desde 2012, a NBA, liga de basquete dos Estados Unidos, recebe estatísticas que têm sido fundamentais para aprimorar as temporadas, inclusive, promovendo mudanças de regras.

A parceria da NBA com a SAP para entender o desempenho de cada jogador em campo existe desde 2012 e vai além das análises de jogos. Ela inclui ferramentas para recursos humanos, processos e pagamentos, conforme explicou Rodrigo Vicentini, líder da NBA Brasil, durante o SAP NOW, que acontece esta semana, em São Paulo.

No evento, a NBA instalou uma quadra de basquete repleta de sensores, na qual os participantes podem testar suas habilidades e leds no piso sinalizam os diferentes pontos para as jogadas. No final de cada tentativa, o jogador amador tem suas habilidades comparadas com as de um jogador profissional da liga, a partir de estatísticas captadas e disponibilizadas em tempo real pela SAP e NBA.

As soluções da SAP também ajudam a liga a se conectar com os amantes da modalidade. “Mundialmente, temos mais de 1 bilhão de fãs, e nem 1% consegue ver um jogo da NBA. Usar a tecnologia para os 99% é uma forma de aumentar o engajamento com a marca”, explicou Vicentini. No Brasil, a NBA contabiliza 29 milhões de fãs.

Confira a reportagem em vídeo: